quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Brincar e Aprender no mundo da Alfabetização

     A criança se comunica de fato a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada como o processo cognitivo.É quando ela sabe o significado das palavras que aprende.ouve e expressa,passando a formar conceitos como:eu,o outro e o meio;certo-errado;cedo-tarde,ontem-hoje-amanhã e outros.
    Na brincadeira a criança adquire estímulos e oportunidades que alimentam o seu impulso natural de curiosidade.Os recursos variados ajudam e  muito nesse processo da alfabetização.
    Não só na alfabetização mas em outros fatores que desenvolve habilidades como:resolver situações do dia-dia,proporcionando autoconfiança e independência.
    As atividades lúdicas ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa,proporcionando-lhes momentos de análise,lógica,conhecimento etc.
   O processo de aprender se dá muito pela curiosidade que impulsiona a criança a querer descobrir as respostas.
   A alfabetização  por meio de brincadeira leva a uma aprendizagem espontânea e a um maior interesse aumentando a autoconfiança.

Fonte da imagem: EMEF Oliva Irene  Bayerlein Silva de São Paulo

Um comentário:

  1. Olá Gisa,
    Poderia relacionar essas aprendizagens com a tua prática, seria um belo relato.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir