No que diz respeito a
infância a mesma não pode ser esquecida ou ser corrompida, é nela que se que se inicia todo o processo de formação de um
ser humano.
Assim como o ser humano
evoluí podemos dizer que a infância também e muito com o passar dos tempos,essa geração “yes” nos mostra isso.Alguns valores
foram perdidos,alguns ainda se mantém mas são raros.Essa é uma geração das
“doenças” e ado alto faturamento dos psicólogos.Nunca se houve tantos
transtornos e muito déficits em anos.
A mídia tem um impacto
profundo na infância a televisão mostra mais de sessenta personagens por hora ,com
as mais diferentes características de personalidade e junto com muitas
propagandas das mais variadas.O conteúdo é baseado em policiais
irreverentes,bandidos destemidos,pessoas divertidas.Cada uma dessas imagens são
registradas na memória de uma criança e o pior as mesmas competem com a imagem
de professores e pais.
Percebe-se visivelmente
que professores perdem a capacidade de influenciar o mundo psíquico dos
jovens.As palavras não causam efeito,os gestos não tem impactos e
consequentemente ,não sofrem um arquivamento privilegiado capaz de produzir
emoções e pensamentos que estimulem o desenvolvimento da inteligência.
A televisão é um
estímulo muito forte hoje em dia, a infância é a mais atingida pois gera SPA
(síndrome do pensamento acelerado).Nunca deveria ter se mexido na caixa preta
da inteligência,que é a construção de pensamentos mas infelizmente foi mexido.A
velocidade dos pensamentos não poderia
ser aumentada cronicamente.Caso o contrário,ocorreria uma diminuição da concentração e um aumento de ansiedade.E é
o que está acontecendo.
Zygmunt bauman respondeu com as palavras certas quando questionado
sobre o papel dos profissionais da
educação de hoje, diante dos novos desafios postos pela passagem da modernidade
sólida àquela líquida e suas exigências pedagógicas proeminentes.
O mesmo respondeu com palavras de
Marco Polo pelo célebre Ítalo Calvino:
“ O inferno dos vivos não é algo que será; se existe,
é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que
formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer o inferno. A
primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se
parte dele até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige
atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio
do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço. (1990, p.150)”
O inferno, o caos é
gerado por nós que participamos desse mundo e se a mídia hoje em dia tem um
forte impacto é porque não a sabemos utilizá-la de maneira consciente.Essa
ansiedade nos dias de hoje nas crianças gera uma compulsão por novos
estímulos,numa tentativa de aliviá-la.Embora menos intenso,mas o princípio é o
mesmo que ocorre na dependência psicológica das drogas.Os usuários sempre usam
novas doses para tentar aliviar a
ansiedade gerada pela dependência.Quanto
mais usam mais dependentes ficam.
Isso tudo acaba se
refletindo nas salas de aula e até mesmo nos lares onde crianças as são
educadas .Na escola procuram uma dependência por novos estímulos.Se agitam na
cadeira,têm conversas paralelas,não se concentram,mexem com os colegas
etc.Estes comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela
síndrome do pensamento acelerado.
Mas com base nisso tudo
o caos e hoje em dia não está nas crianças nós construímos essa geração.
De acordo com Jeans Qvortrup a infância é vista
como algo social, Em termos políticos, econômicos e sociais, as
crianças estão sob uma condição de alta invisibilidade. Não diria que são completamente invisíveis,
porque existem reconhecimentos de seus direitos, encontrados no ECA (Estatuto
da Criança e do Adolescente) ou na Unicef.
Para Qvortrup há dois pilares que definem a infância na sociedade,uma é
a escolarização que a coloca em evidência pois lugar de criança é na escola e a outra institualização da infância que da
ideia de infância enquanto um menor.Que não tem voz,não responde por si mesmo.Precisa
de um adulto para orientar,dizer o que é bom e o que é ruim.Mas será que
adultos sabem mesmo o que é bom ou ruim?
Ás pessoas não sabem nem para elas mesmas,países em guerra permitem que
crianças usem armas e em outros as
mesmas são vendidas como objeto para satisfazer desejos de uma cultura horrível
e etc.
A infância não é só uma fase de transição,é uma categoria social
permanente porque ela se modifica sempre com o passar do tempo.Cada infância é
distinta não tem como igualar a infância de uma criança que cresceu na cidade
grande,com outra que cresceu no interior.
Por isso deve-se ter muito cuidado ao tratar deste assunto porque
crianças tem direitos e deveres e isso tem que ser passado a elas.As mesmas
precisam saber que compõem uma sociedade e que a herdarão futuramente.Criança
não tem só que curtir essa fase,brincar e estudar,criança também tem
deveres,responsabilidades e que pais não as deixam ter por super proteção e
controle.
Um exemplo de controle é o uso do celular,que pais dão as crianças para
automaticamente os controlarem de uma maneira fofa.Isso demonstra lá no
inconsciente o quão são inseguros são,que não confiam nas escolhas e atitudes
dos filhos.Como diz o ditado:”Quem sabe o que planta não tem medo da colheita.”
E tem muita gente por aí que não está plantando direito e com sabedoria
e está com medo do que possa vir a colher.E nessa desorientação toda surgem
gerações frustradas,que cometem as barbáries no mundo que vivemos hoje.Adultos que dizem que sabem o que é melhor para seus
filhos mas não sabem.Criam suas próprias tempestades e depois lamentam pela
mesma.
A criança está em construção e não tem preconceitos,não nasce com eles.
Até os três aninhos ela julga que todo mundo tem um bom coração,não faz
julgamentos e isso acaba por volta dos quatro anos em diante. A partir daí a
mesma começa a se moldar conforme os adultos a sua volta,com o que vê e o que
lhe é ensinado.
Hoje em dia tudo tomou proporção maior na infância a sexualidade está
cada vez mais aflorada,não se educa mais para o pudor e sim se distorce tudo.A
infância fica exposta a isso,desde pequenos as crianças são estimuladas através
das mídias,publicidades e a cultuar padrões inadequados a fase.
Isso tem se intensificado muito e refletido nas escolas, professores
estão adoecendo coletivamente por não saberem contornar a situação.Professores
que são cozinheiros do conhecimento,mas que preparam o conhecimento para uma
plateia sem apetite.Qualquer mãe fica um
pouco paranóica quando seus filhos não se alimentam.Como exigir saúde dos professores se seus alunos têm anorexia
intelectual?É por causa da saúde deles e de seus alunos que a educação tem ser
reconstruída.
A infância precisa ser revista,desaprender para reaprender isso é o que
devemos fazer.Não aprendemos com os erros?Pois então se erramos precisamos consertar
as coisas e não é uma tarefa fácil.Caso não o façamos a infância se perderá, a
educação se extinguirá e a humanidade vai piorar.
Nada muda ao nosso redor,se não mudarmos e não adquirirmos consciência
do que está acontecendo o futuro será um lugar horrível.
Se os pequenos não aprenderem a
gerenciar seus pensamentos,controlar suas emoções,serão um barco sem leme,marionetes
de seus problemas
.A tarefa mais importante da educação é transformar o ser humano em
líder de sim mesmo.
Pais e professores devem ajudar as crianças a sonhar.Se elas deixarem de
acreditar na vida,não haverá futuro.Deve-se ensinar a amar a espécie
humana,entender que somos uma espécie fascinante e que nos bastidores da nossa
inteligência somos mais iguais do que imaginamos.Elogiar a vida deveria se tema
de casa para muitos pais e professores.
Aproveitemos a infância para fazer isso,a interação social dela com o
mundo pois a mesma no brincar já está interagindo com o mesmo e
aprendendo.Nessa troca muita coisa se
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