O ensino-aprendizagem da produção de texto pela perspectiva dos gêneros leva à redefinição do papel do professor na produção dos mesmos, que deixa de ser visto,como aquele professor de redação, profissional distante da realidade e da prática textual do aluno, e passa a ser considerado um especialista nas diferentes modalidades textuais de uso social,orais e escritas.
Atividades como: enviar uma carta para um colega de outra classe,fazer um cartão e ofertá-lo a alguém,enviar uma carta de solicitação a uma autoridade,realizar uma entrevista, fazer um jornal na escola,etc isso tudo estimula não só a leitura como a escrita.Essas atividades também além de diversificar e concretizar os leitores das produções (que agora deixam de ser apenas leitores virtuais) permitem a participação direta de todos os alunos e eventualmente de pessoas que fazem parte de suas relações escolares, familiares e sociais.
Com o trabalho de produção de texto o ato de escrever é dessacralizado e democratizado: todos os alunos devem aprender a escrever todos os tipos de texto.É possível até um aluno, ao se apropriar dos procedimentos que envolvam uma crônica, não apresentar tanta habilidade quanto outro, mas ele poderá, por exemplo, produzir textos publicitários muito criativos ou ser um ótimo argumentador, tanto em debates públicos quanto em textos argumentativos escritos.
Na educação infantil estimulei meus alunos através de fichas com diferentes situações, eu mostrava a cena e eles me contavam o que se passava a mesma, a partir disso eu fazia pequenos questionamentos para explorar essa parte dele.Outra atividade muito interessante que fizemos no meu estágio foi quando foi pedido aos alunos para desenhar coisas das quais gostassem,que poderiam ser referente ao ao tema do estágio.Após isso escaneei os desenhos, montei um slide e mostrei para eles no data show. Com os desenhos criamos uma história que demos o nome de "Toy o dinossauro aventureiro", ao qual os alunos empolgados deixaram-se levar pela criatividade e o prazer de construírem algo de própria autoria.
Nossa história ficou assim:
"Era uma vez um dinossauro chamado Toy,que tinha um amigo chamado Corujita os mesmos estavam passeando na floresta e de repente começou uma chuva forte de meteoros, eles então resolveram se esconder em uma caverna. De dentro da caverna avistaram um lindo arco-íris e o sol e decidiram sair da mesma.
Os amigos então ao saírem da caverna foram em direção ao arco-íris,enquanto caminhavam encantados e distraídos se depararam com uma máquina do tempo e resolveram viajar nela para o futuro.Chegando lá viram muitas coisas diferentes como carros,casas,barcos etc Toy e Corujita então resolveram dar uma volta de carro e foram até uma praia chamada "Rucha".
Chegando nessa praia encontraram outro dinossauro chamado Matheus,que estava brincando na areia com sua amiga Júlia.Os novos amigos então mostraram a eles muitas outra coisas novas e os convidaram para comer picolé.Após isso Toy e Corujita agradeceram,se despediram dos amigos e voltaram de volta ao passado."
FIM
Segue abaixo algumas fotos dessa atividade:
Atividades como: enviar uma carta para um colega de outra classe,fazer um cartão e ofertá-lo a alguém,enviar uma carta de solicitação a uma autoridade,realizar uma entrevista, fazer um jornal na escola,etc isso tudo estimula não só a leitura como a escrita.Essas atividades também além de diversificar e concretizar os leitores das produções (que agora deixam de ser apenas leitores virtuais) permitem a participação direta de todos os alunos e eventualmente de pessoas que fazem parte de suas relações escolares, familiares e sociais.
Com o trabalho de produção de texto o ato de escrever é dessacralizado e democratizado: todos os alunos devem aprender a escrever todos os tipos de texto.É possível até um aluno, ao se apropriar dos procedimentos que envolvam uma crônica, não apresentar tanta habilidade quanto outro, mas ele poderá, por exemplo, produzir textos publicitários muito criativos ou ser um ótimo argumentador, tanto em debates públicos quanto em textos argumentativos escritos.
Na educação infantil estimulei meus alunos através de fichas com diferentes situações, eu mostrava a cena e eles me contavam o que se passava a mesma, a partir disso eu fazia pequenos questionamentos para explorar essa parte dele.Outra atividade muito interessante que fizemos no meu estágio foi quando foi pedido aos alunos para desenhar coisas das quais gostassem,que poderiam ser referente ao ao tema do estágio.Após isso escaneei os desenhos, montei um slide e mostrei para eles no data show. Com os desenhos criamos uma história que demos o nome de "Toy o dinossauro aventureiro", ao qual os alunos empolgados deixaram-se levar pela criatividade e o prazer de construírem algo de própria autoria.
Nossa história ficou assim:
Toy o dinossauro aventureiro
"Era uma vez um dinossauro chamado Toy,que tinha um amigo chamado Corujita os mesmos estavam passeando na floresta e de repente começou uma chuva forte de meteoros, eles então resolveram se esconder em uma caverna. De dentro da caverna avistaram um lindo arco-íris e o sol e decidiram sair da mesma.
Os amigos então ao saírem da caverna foram em direção ao arco-íris,enquanto caminhavam encantados e distraídos se depararam com uma máquina do tempo e resolveram viajar nela para o futuro.Chegando lá viram muitas coisas diferentes como carros,casas,barcos etc Toy e Corujita então resolveram dar uma volta de carro e foram até uma praia chamada "Rucha".
Chegando nessa praia encontraram outro dinossauro chamado Matheus,que estava brincando na areia com sua amiga Júlia.Os novos amigos então mostraram a eles muitas outra coisas novas e os convidaram para comer picolé.Após isso Toy e Corujita agradeceram,se despediram dos amigos e voltaram de volta ao passado."
FIM
Segue abaixo algumas fotos dessa atividade:
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário