Brincar é
importante?Por quê?
No
sentido de levá-los a refletir sobre o que realmente seria uma aula lúdica por meio de jogos e sua concreta a importância desse uso , que o mesmo
serve como mediador de uma
intervenção que mobilize funções para aprendizagem e desenvolvimento.Escrevo
aqui nesse texto o que entendi e o que expliquei e inicio com o autor que diz:
”O
uso de jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir
da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa e da
definição do seu lugar na sala de aula.”(CAMPOS apud AMARAL,2003,P.229).”
Como
todo bom profissional devemos estar
ciente que o uso do lúdico como estratégia
de ensino,requer uma apropriação diferenciada,pois traz um caráter
dialético,instável,ambivalente,ativo e progressivo de uma relação com o
conhecimento em uma perspectiva de construção.
A
autora Kishimoto(1994,p.7)diz em seu argumento
que os termos jogo,brinquedo e brincadeira têm sido utilizados com o
mesmo significado,porém ela opta por uma definição na qual brinquedo é
entendido sempre como objeto ,suporte de brincadeira,brincadeira como descrição
de uma conduta estruturada com regras e jogos deve designar tanto o objeto
quanto as regras do jogo,brinquedo e brincadeira.
Portanto,independente
do significado que se queira dar a esses conceitos,o poder do jogo,do
brincar,no desenvolvimento infantil,no que se refere á possibilidade da
criança ressignificar o mundo externo a
partir de conteúdos simbólicos,criando uma maior flexibilidade e austeridade em
enfrentá-lo,faz dessa atividade lúdica uma grande aliada do educador.
Brougére(1998,p.65)
também mostra-nos que o jogo,ao longo da história,esteve sempre ligado a
frivolidades e futilidades na vida das pessoas.Somente a partir do século XIX
passou a ser suporte de atividades didáticas,visando também á aquisição do
conhecimento.Porém ,o uso do jogo não pode adquirir caráter de obrigatoriedade
em detrimento de uma ação inerente à criança.
É importante
que essa ludicidade esteja presente nas atividades e não sejam vistas como obrigatoriedade,mas
sim como possibilidade de sentir que o seu papel está sendo desempenhado de
forma prazerosa.
Acho
essencial que dentro da escola haja um espaço para o desenvolvimento global e
harmonioso de brincadeiras,jogos e outras atividades lúdicas.Professores não
devem ser impelido de assumir a sua corporeidade profissional ficando preso a
conteúdos predeterminados.
Segundo
Campos(apud AMARAL,2003,p.230):
“O
uso do jogo é formativo em dupla mão de direção:junto ao aluno e ao
professor.Para o professor,o jogo tem de
promover novas formas de ensinar geral,para qualquer disciplina,diferentes maneiras de interagir com a turma e de se
posicionar dentro de sala de aula,como coordenador das atividades e facilitador do aprender do aluno em vez de
centro irradiador das decisões e do saber.”
Aos
pais apresentei argumentos plausíveis que os fizeram pensar na importância
dessas aulas diferenciadas.Comecei explicando o que seria o lúdico na
aprendizagem e os benefícios dos mesmos,a seguir os listei
conforme abaixo.
Funções
que seus filhos podem desenvolver a
partir do uso do lúdico,por meio dos jogos,no espaço educativo:
-observação;
-closura visual;
-desinibição;
-comunicação não verbal;
-segurança;
-associação;
-autocontrole;
-concentração;
-autonomia;
-percepção de causa e efeito;
-convívio;
-poder de decisão;
-cooperação;
-LIMITES;
-competição;
-vínculos afetivos;
-capacidade
de liderança;
-resolução de conflitos;
-capacidade
de ser liderado;
-percepção;
-discriminação
visual e auditiva;
-operações numéricas;
-discriminação
rítmica;
-criticidade;
-fluência
verbal; -sequência
lógica;
-coordenação
motora global e fina;
-classificação;
-coordenação
viso motora; -seriação;
-esquema
corporal; -conservação;
-orientação
espacial;
-cultura geral;
-orientação
temporal;
-socialização;
-discriminação
direita/esquerda;
-construção;
-atenção
concentrada;
-controle da impulsividade;
-atenção
seletiva; -simbolização;
-planejamento;
-criatividade;
-antecipação
estratégica;
-imaginação;
Portanto,é
muito bom brincar,faz bem jogar e eu
continuarei propiciando espaços de autorias
de aprendizagem,tanto para mim como educadora como para os meus alunos; porque
acredito que ensinar a aprender são
processos indissociáveis,complementares e que o desejo, o prazer são molas
mestras para aquisição de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário