Literatura
Infanto Juvenil e Aprendizagem
Considerando tudo que li do texto sobre diferentes livros
que tentam ensinar as crianças sobre as diferenças percebo que para eles
aprenderem a lidar com a mesma é necessário que tenham familiaridade com a
diversidade e não apenas ver isso só através de projetos com duração definida
ou em datas comemorativas,como ainda é habitual em várias escolas.Este tema não
deveria ser tratado como um conteúdo específico.
O melhor seria abordar o tema de um jeito natural,inserindo-o
em práticas diárias,como brincadeiras,música e leitura.Mas insisto em dizer que
o convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e
atitudes.
O texto nos mostra um material que valoriza as
diferentes raças,pessoas com deficiências física, mental, de meninos e meninas
em posição de igualdade.Percebendo isso precisamos colocar esses
ensinamentos em outras áreas como na
música,por exemplo: ao comprar um instrumento musical devemos contemplar os de
diversas culturas.No caso de brinquedos como bonecas,já existem lojas que se
preocupam especialmente em privilegiar a diversidade.A compra e livros pode ser
mais difícil,vi na “TV” em uma pesquisa
da fundação Carlos chagas que a maioria dos livros tem mais crianças
brancas do que negras em seus personagens ou seja para as crianças lerem histórias com outros tipos de
personagens, é preciso encontrar um livro especifico e fazer uma busca criteriosa dos mesmos.
A diversidade deveria ser trabalhada em todo
currículo.Em uma escola onde trabalhei,
ao trabalhar diariamente as diferenças com uma turma o retorno que obtive, foi de crianças negras que se retratavam como brancas nos desenhos e com o tempo elas passaram a usar lápis marrom e preto e ali percebi que havia alcançado o meu objetivo.
O texto nos mostra também a evolução das histórias e
dos personagens, antes era tudo muito na
fantasia e hoje em dia os temas estão mais consistentes com a realidade.
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