Atualmente o ensino educacional brasileiro,está utilizando as tecnologias para auxiliar os alunos na aprendizagem.O whatsapp é um dos aplicativos mais utilizado nas instituições de graduação,para auxiliar os universitários.Mas como tirar melhor proveito dessas ferramentas?
Com a consolidação das mídias sociais e desses aplicativos,os professores trabalham mais,principalmente além dos muros das instituições de ensino.Isso porque é comum alunos tirarem dúvidas por meio dessas ferramentas de comunicação.
Essa conectividade toda ajuda no aprendizado de quem aprende?Os professores, por estarem quase 24h conectados,merecem uma remuneração extra?
Refletir sobre essas questões se faz cada vez mais necessário,já que temos uma infinidade de acesso livre especialmente via web.Afinal,a tecnologia promoveu,especialmente na última década mudanças significativas na sociedade,e o ensino já não pode mais negar as transformações ocasionadas nos processos de aprendizagem.
Sendo assim,é necessário que as políticas e práticas educacionais sejam repensadas de forma a rever as estratégias de ensino.Esse novo método deve estimular a participação colaborativa de quem aprende, principalmente em ambiente digital,com foco no desenvolvimento de suas competências básicas,para a participação em uma sociedade cada vez mais conectada.
Nesse contexto,o professor deixa de ser o detentor exclusivo do conhecimento e passa a ser um orientador de trabalhos de pesquisa e um conselheiro dessas ferramentas,possibilitando aos alunos melhor assimilação dos conteúdos e desenvolvimento de competências e habilidades da melhor forma possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário