Os
agitados me desafiam mais do que os dito como "normais", eu tenho TDAH e digo que não
é nada fácil estar em um mundo onde você não se sente entendido.
Alunos agitados
atuam interferindo na velocidade da criação, somos nós que gritamos por uma
pedagogia mais avançada e adequada às necessidades das novas gerações, que
representam a espécie humana modificada. Somos altamente intuitivos,
persistentes e obstinados quando se trata de realizar, de fazermos o que
sabemos que é preciso ser feito.
Alunos assim tem
perfeita noção da urgência e representam bem a expressão: Ser é fazer. Somos o
que somos, na medida que agimos, encurtando a distância entre o pensamento e a ação.
Pessoas como eu concretizam, criam experimentam e é isso que alunos inquietos
fazem em sala de aula. Temos essa necessidade da realização prática, de fazer acontecer.
Queremos o agora, o imediato, fazemos e pensamos depois, sentimos depois.
Não precisamos que
nos domem com remédios, precisamos de alguém que nos ajudem a canalizar de
forma correta toda essa energia. Precisamos de suporte e apoio.
Como entender o
que se passa com crianças e adultos assim? Simples percebendo que possuímos uma
energia superior e que temos uma inteligência emocional e espiritual elevada.
Entendendo que não conseguimos nos adaptar a escolas e a professores que exigem
comportamento disciplinado, imóvel, de ficar parado, quieto; de só falar quando
chamado, de cumprir regras que não fazem sentindo. Não conseguimos nos submeter
ao modelo padrão tradicional de educação, porque isso não nos serve.
Passei a vida toda
tendo que sufocar minhas perguntas, porque para o mundo elas não eram importantes.
Passei horas sentada tendo disciplinas e conteúdo dos quais eram
desinteressantes e não despertavam curiosidade.
TDAH nada mais é
do que energia mal dirigida, revelando distração e, portanto, pouca capacidade
de prestar atenção.
Essa energia mal
dirigida é por falta de estímulos adequados e de ambiente adequado para se
expressar e se manifestar. Isso acontece por falta de interesse e sensibilidade
dos adultos para ouvir de verdade as crianças. Só as conhecendo é que se pode
oferecer os estímulos e as motivações corretas.
Trabalho com
alunos agitados e quando eles não vão, o dia é sem graça, o tempo demora para
passar e isso me deixa inquieta. É incrível como nos entendemos muito bem, e eu
sei que se quero que prestem atenção em mim preciso antes ajudá-los a gastarem
a energia. Por isso realizo atividades que ajudam nisso, com jogos motores.
Após entro em sala, faço um jogo calmo de relaxamento e a mágica está feita.
Uma vez calmos, tenho atenção total deles.
Estou em uma turma
onde a maioria é de meninos, agitados e que visivelmente ali 3 possuem TDAH. Sei
que não posso ter alunos favoritos, mas eles...são os meus prediletos.
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