quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Releitura 13

Avaliação na educação



No estágio fizemos avaliação dos alunos e na educação infantil essa avaliação é mais detalhada, escrita a partir de observações chega muitas vezes ser cansativa.É todo um ritual para criar a mesma, o professor tem que ser organizado para conseguir captar tudo diariamente e deve ter um caderno especial para anotar todas essas informações sobre o aluno.

Claro que a maioria dos discente  principalmente os mais veteranos não o fazem, deixam para última hora escrever tudo que observam, comprometendo assim o parecer do aluno. Um grande erro pois um parecer bem escrito deve ter como base a linha do tempo de cada docente,na educação infantil isso precisa ser registrado e os campos de experiências devem estar bem nítido em cada parte do parecer.
Avaliar alguém nunca é fácil e avaliar uma criança que está descobrindo o mundo é ter a sensibilidade de olhar para o outro e com carinho.Saber que o mesmo está a recém desenvolvendo potencialidades e que cada aluno tem seu tempo.
Aprendi com o meu estágio que no planejamento das atividades campos de experiências devem ser pensados e que a construção do pensamento do aluno mediante a uma atividade proposta deve ser registrada diariamente.Aprendi também que um parecer nuca se constrói sozinho, até porque eu não trabalho sozinha na educação infantil; tenho minha auxiliar e então o que conversamos,observamos  é escrito.Até mesmo o que a família e os funcionários da escola dizem, ajuda na hora de escrever sobre um determinado aluno. 

 Avaliar é algo sério não apenas números e estatísticas do sistema, é saber que estamos lidando com pessoas e que não existe perfeição.Ajudar professores a pensar assim, é convidá-los para serem maduro e deixarem a correria do dia a dia, a força do sistema de lado  um pouco. 



















https://gisaconhecimento.blogspot.com/2018/06/avaliacao-na-educacao.html

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