A linguagem na Educação Infantil
Não tem como falar de linguagem/escrita sem falar de música, que é o que mais usei nesse estágio da educação infantil e o que mais é utilizado pela maioria das professoras, para o desenvolvimento da fala.
Um professor de música amigo meu relatou uma aula dele relacionado a música, me disse:
"Gisa apresento-lhe o que eu chamo de MUSIQUÊS!Nos primeiros meses desse ano pensei em criar uma linguagem escrita que substituísse o Português (visto que ao escrever a pessoa tem que saber exatamente como é escrita a palavra em Português) e que colaborasse com a memória e com a divulgação dos símbolos que utilizamos na música escrita!Me empolguei tanto com o assunto que criei um "alfabeto completo" e além disso numerais.Agora eu e meus alunos temos em comum uma linguagem diferente: eles escrevem o nome deles e "os maiores segredos do mundo exterior" em MUSIQUÊS!E isso permite conhecer símbolos e até mesmo novas palavras em Português, além da diversão de aprender uma linguagem de comunicação escrita completamente nova e única!Muitos deles conseguiram decorar o alfabeto antes de mim!Tenho feito algumas experiências -inclusive com transcrição de pequenas pesquisas em Musiquês e a maioria dos trabalhos tem ficado sensacionais!"
O trabalho que meu amigo fez com os alunos dele foi incrível,tanto que me inspirou para trabalhar sempre com música nas minhas aulas.De uma maneira criativa se pode estimular a desenvoltura da linguagem.
Os alunos adoram música, muitas vezes cantam o que escutam de casa e nas minhas aulas não se escuta apenas o estilo: música infantil, é apresentado diversos estilos para as crianças, desde clássico até "hard core." É importante ser eclética nessas horas para a criança conhecer diferentes estilos e incentivar o gosto musical de cada um.
Com a música o processo da linguagem se facilita e a oralidade é desenvolvida de uma maneira mais lúdica.
https://gisaconhecimento.blogspot.com/2018/05/reflexao-sobre-algumas-das-minhas.html
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