Eis alguns mitos que circula pela escola:
-A alfabetização da criança foi deficitária.
-A criança que não foi bem em um ano sempre vai apresentar problemas.
-A criança é igual ao pai,por isso não aprende.
-As relações escolares são responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
-A desnutrição não deixa a criança aprender.
-Os pais são desinteressados,e por isso,a criança não vai bem na escola.
-As crianças de classes desprivilegiadas apresentam déficit cognitivo.
-A criança adotiva vai ter dificuldades de aprendizagem.
-O portador de necessidades especiais vai ter dificuldade de aprendizagem.
No cotidiano do professor ,se observarmos vamos notar que sempre nas nossas palavras pronunciamos algo do tipo.Essa atitude,simbolicamente se remete à necessidade de se colocar fora do processo de aquisição de conhecimento do aluno,como se o educar se desresponsabilizasse.É importante,portanto,que se reflita na concepção da queixa escolar,que deve deslocar o seu eixo de análise,do sujeito para o conjunto de relações que se faz presente e constitui a história do seu desenvolvimento.
A escola é um espaço em que as relações sociais e individuais articulam-se numa rede de relações complexas.A queixa escolar é um fragmento dessa rede de relações.
sabendo disso deve-se conseguir idealizar sobre o que fazer para imprimir algum movimento naquilo que está cristalizado e naturalizado.Só assim poderemos poderemos solucionar tal problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário