A Gestão Escolar traz para si e para o desenvolvimento da sua comunidade escolar o compromisso pedagógico e educador da vivência da interdisciplinaridade na sua dimensão curricular,articulando parâmetros para uma Escola Reflexiva.Na dinâmica desta responsabilidade,estão ações que conectam processos que se complementam e que concretizam as concepções dos grupos de trabalho: as competências e todas as atividades realizadas na comunidade escolar devem gerar ações mobilizadoras de construção de competências que podem estar naturalmente previstas nas mais variadas formas de planejamento,desde que impliquem a vivência da problematização,da pesquisa,da reflexão,do processo de tomada de decisão,da implementação e da avaliação de processo,de regulação.
As competências estão estruturadas e constituídas pelo entendimento,pela compreensão,no momento em que há apropriação plena de todos os elementos que cercam determinado objetivo da construção do conhecimento.Os envolvidos processos dinâmicos de características específicas dos diferentes saberes que envolvem os seres humanos e as competências,ações legitimadas de autoridade diante de circunstâncias são definidas em contexto tipo: culturais,que atendem às atualizações da sociedade,principalmente no que dizem respeito aos humanos,pois exigem razão,equilíbrio,sensatez,organização,mobilização de recursos diversos,transferência e operância de saberes multiplicados.As competências também exigem um conjunto de operações mentais : adaptação,diferenciação,integração,generalização etc.
Quando Philippe Perrenoud fala sobre essas competências,em sua obra "Dez competências para ensinar",ele coloca no currículo escolar as oportunidades para a construção de competências através de atividades práticas como por exemplo: grupos,oficinas,pesquisas,fóruns,laboratórios,gincanas etc.Todas estas ações envolvem muitos e diversificados saberes;assim ,competências envolvem saberes interdisciplinares em uma matriz curricular .Em seu texto,Perrenoud mostra aos docentes essas competências,que são:organizar e dirigir situações de aprendizagem,administrar o progresso das mesmas,envolver os alunos nos trabalhos,trabalhar em equipe/coletivo convicto,participar da administração da instituição,informar e envolver a comunidade,utilizar tecnologias,enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão e administrar sua própria formação contínua.
Sabemos que com a ajuda do PPP é possível tentar fazer uma Gestão mais democrática e participativa.É comum as escolas mencionarem nele que o objetivo é formar alunos críticos e criar um ambiente cooperativo.Embora isso seja bom, nem sempre é refletido na prática pois muitas vezes o que prevalece é um festival de normas arbitrárias e punições.Trabalhar com uma gestão que possibilita a interdisciplinariedade ,valoriza as competências e tem consideração pelo outro,é ter sucesso!
Muito bom teu texto, coloque a bibliografia que te auxiliou nesta produção.
ResponderExcluirAtt,
Tutora Rocheli