terça-feira, 19 de setembro de 2017

Produção Textual

A partir desta oficina de produção textual que tivemos no "Pead" nessa segunda-feira, pude refletir como isso se tem trabalhado nas escolas e concluí que até então o ensino de produção de texto (ou redação) era feito por meio de um procedimento único e global,como se todos os tipos de texto fossem iguais e não apresentassem determinadas dificuldades e,por isso, não exigissem aprendizagens específicas.
A fórmula tradicional de ensino de redação por exemplo(ainda hoje muito praticada nas escolas) que consiste fundamentalmente em desenvolver a trilogia da narração,descrição e dissertação,tem por base uma concepção "beletrista", voltada essencialmente para duas finalidades: a formação de escritores literários(caso o aluno se aprimore nos dois tipos de textos iniciais) e a formação de cientistas (caso o aluno se destaque na terceira modalidade).
Além disso,essa concepção guarda em si uma visão equivocada de que narrar e descrever são ações mais "fáceis"do que dissertar,ou mais adequadas a certa faixa etária,razão pela qual a dissertação tem sido reservada aos anos finais(tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio) como se narrar e descrever fossem pré-requisitos para a produção de um bom texto dissertativo.
Então contrariando essa visão linear-de que só se começa um assunto novo quando se esgotou o assunto anterior,ou de que o supostamente fácil deve preceder o difícil -, o ensino de produção de texto pela perspectiva dos gêneros compreende que o resultado é mais satisfatório quando se põe o aluno desde cedo,em contato com uma verdadeira diversidade textual,ou seja,com diferentes gêneros textuais que circulam socialmente,inclusive aqueles que expressam opinião.Além disso,compreende também que a aprendizagem deva se dar em espiral,isto é,que os gêneros devam ser periodicamente retomados ,aprofundados e ampliados,de acordo com a fase de aprendizagem,com o grau de maturidade dos alunos,com suas habilidades linguísticas e com a área temática de seu interesse.

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