terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Atendimento educacional especializado

O acesso à educação de qualidade é a maior representação de cidadania.Através dela nos deparamos para vida social,cultural e nos instrumentalizamos para o trabalho,ao mesmo tempo essa oferta representa um dos maiores desafios para a política brasileira,sobretudo aquela ofertada aos alunos com necessidades especiais.
Antes a pedagogia da exclusão era uma característica das escolas brasileiras e até mesmo de outros países.Tendo como base que alunos com incapacidade intelectual,sensorial,emocional e física,o imaginário social leva a crer que os alunos com alguma dificuldade equivalem à incapacidade como um todo.
Aterrorizados por isso foi criado espaços de atendimento segregados,materializados na forma de asilos,orfanatos,hospitais e anos depois em escolas  especiais.com essa medida a sociedade "resolveu" o seu "problema" e retirou do seu convívio as pessoas que de alguma forma não contribuíam para um bom funcionamento da mesma.
A entidade que permaneceu desse período são as escolas especiais,as quais também aperfeiçoaram o seu atendimento,deixando de ser apenas um espaço de segregação e assistencialismo, para um espaço de promoção ao atendimento especializado,informação á sociedade acerca das necessidades dos alunos,acolhimento e orientação às famílias e às escolas regulares e de processo de inclusão de alunos,uma vez que a escola especial é integrante da regular e não a parte desta.
O documento "Educar na diversidade" coloca que,além do movimento mundial para desenvolver e aplicar espaços educacionais inclusivos,países do Mercosul também estão realizando projetos que garantam acesso e permanência de alunos no sistema de educação básica.
Sendo assim,os sistemas educacionais deverão adaptar-se às necessidades especiais de cada aluno,respeitando o seu ritmo de aprendizagem,assegurando a matrícula e permanência desse aluno com qualidade,não exigindo dele modificar-se para se incluir na escola,e sim o oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário