terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Autonomia na educação

No plano intelectual é fácil justificar a opção por Piaget.Estamos sempre acreditando na construção,pelo sujeito,de sua própria aprendizagem;estamos dando ênfase à resposta elaborada pelo aluno(se possível criativa) e tentando abandonar os modelos preestabelecidos de respostas definidas na formulação operacional de objetivos.
Mas quando se trata no plano social,a opção não se apresenta de forma tão evidente.Convém lembrar que Piaget fixou-se nos "erros" cometidos e não nos acertos.Isto significa centrar a atenção no aluno,na gama dos seus interesses,na estrutura mental que ele apresenta em dado momento e não mais no professor,antes considerado o único capaz de definir o que devia ser feito.Esta maneira (observador-observado),que nos ajuda a ter uma outra visão pedagógica,é altamente eficiente pois elimina a verticalidade de uma relação,substituindo-a por uma igualdade,quando quem observa ou quem ensina não se posiciona acima de quem é observado ou de quem aprende.
O aprendizado acontece de ambas as partes,porque o professor pode avaliar seu método de trabalho caso não esteja alcançando seus objetivos e a criança pode perceber seus próprios erros ou acertos seguindo sua própria linha de raciocínio.


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