OS ESPAÇOS A PARTIR DO PROJETO DINOSSAUROS
O projeto “Dinossauros” trabalhado com a turma nos deu a
oportunidade de tornar mais prazeroso o conhecimento de algo tão adorado pelos
alunos, um tema que a maioria gostava muito e que por meio de muitas
observações chegou-se a essa escolha. Que o importante era a pesquisa, a
descoberta e como fazer isso através de livros, computadores, meios de
comunicação para ajudar na busca por informações. O objetivo específico sempre
foi a construção desse pensamento, acredito que ficou muito claro para grande
maioria, um exemplo disso foi um aluno da turma ter levado para sala um livro
importante sobre o tema dos dinossauros.
Com
uma proposta dinâmica do projeto tudo foi processado discutido e analisado
pelos alunos, o assunto se aprofundou de tal maneira que professores e
educandos buscaram informações, com leituras, discussões, diálogos etc. O
projeto se deu pelo envolvimento dos alunos e sua participação, as aulas eram
muito mais reflexivas e criativas do que monótonas e cansativas. Tudo foi
construído por eles que tiveram a oportunidade de saber a realidade sobre os
dinossauros e sua história fazendo com que nos preocupemos com assuntos atuais
como o da extinção de seres vivos.
Os
objetivos gerais e os específicos foram importantes, pois por meio deles se
pode ver o andamento da turma. Com eles a organização do trabalho teve três
pontos que considerei importantes para aplicar minha metodologia, são eles: a
curiosidade, a preparação para pesquisa de informações, e a execução dos
trabalhos (a aplicação do que aprenderam na realização das tarefas).
A
avaliação foi por meio de observação, também com um olhar voltado a reação da
apreciação dos alunos por terem realizado a tarefa com êxito.
Este
projeto visou conscientizar, sensibilizar e despertar a curiosidade e o senso
de pesquisa nos alunos. Comprometendo-se com uma abordagem sociointeracionista
de aprendizagem e com um enfoque de preservação para com os seres vivos,
captando assim sua realidade histórica ao qual está permanentemente em
transformação, e para transformar é preciso se tornar sujeito. Por isso
pretendi com ele, como mediadora-facilitadora ajudá-los a compreender este
assunto. Como referem Bordenave e Pereira:
Os “projetos” são atividades que redundam
na produção, pelos alunos, de um relatório final que sintetize dados originais
(práticos ou teóricos), colhidos por eles, no decurso de experiências,
inquéritos ou investigações. O projeto deve visar à solução de um problema que
serve de título ao projeto. (BORDENAVE;PEREIRA,1982 p. 233).
Refletindo sobre isso ficou claro
que com o trabalho com os projetos de aprendizagem foi e é importante, para
fazer com que alunos se engajem num propósito de não só obter respostas, mas
também de ir a busca delas.
Com o tema escolhido, foi
importante a reflexão sobre o passado e como isso n ajuda compreender as muitas
crises ambientais que se criou no presente. Não podemos desconsiderar o fato
que a educação ambiental tem dimensões esquecidas hoje em dia. A extinção tem
um impacto ambiental enorme e o termo propõe uma atenção, pois o mesmo parece
esquecido no mundo atualmente. A educação inovadora ajuda contribuindo na
formação de sujeitos, na construção de um modelo de sociedade principal responsável
pela degradação ambiental que hoje vivemos. Pois ao matar e poluir retira o
valor da natureza, transformando-a em moeda de troca.
Conhecer a história e sua evolução
é um passo para evoluirmos e preservar o que ainda existe.
Fonte: a autora
Fonte: a autora
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