quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Releitura 18


OS ESPAÇOS A PARTIR DO PROJETO DINOSSAUROS


O projeto “Dinossauros” trabalhado com a turma nos deu a oportunidade de tornar mais prazeroso o conhecimento de algo tão adorado pelos alunos, um tema que a maioria gostava muito e que por meio de muitas observações chegou-se a essa escolha. Que o importante era a pesquisa, a descoberta e como fazer isso através de livros, computadores, meios de comunicação para ajudar na busca por informações. O objetivo específico sempre foi a construção desse pensamento, acredito que ficou muito claro para grande maioria, um exemplo disso foi um aluno da turma ter levado para sala um livro importante sobre o tema dos dinossauros.
Com uma proposta dinâmica do projeto tudo foi processado discutido e analisado pelos alunos, o assunto se aprofundou de tal maneira que professores e educandos buscaram informações, com leituras, discussões, diálogos etc. O projeto se deu pelo envolvimento dos alunos e sua participação, as aulas eram muito mais reflexivas e criativas do que monótonas e cansativas. Tudo foi construído por eles que tiveram a oportunidade de saber a realidade sobre os dinossauros e sua história fazendo com que nos preocupemos com assuntos atuais como o da extinção de seres vivos.
Os objetivos gerais e os específicos foram importantes, pois por meio deles se pode ver o andamento da turma. Com eles a organização do trabalho teve três pontos que considerei importantes para aplicar minha metodologia, são eles: a curiosidade, a preparação para pesquisa de informações, e a execução dos trabalhos (a aplicação do que aprenderam na realização das tarefas).
A avaliação foi por meio de observação, também com um olhar voltado a reação da apreciação dos alunos por terem realizado a tarefa com êxito.
Este projeto visou conscientizar, sensibilizar e despertar a curiosidade e o senso de pesquisa nos alunos. Comprometendo-se com uma abordagem sociointeracionista de aprendizagem e com um enfoque de preservação para com os seres vivos, captando assim sua realidade histórica ao qual está permanentemente em transformação, e para transformar é preciso se tornar sujeito. Por isso pretendi com ele, como mediadora-facilitadora ajudá-los a compreender este assunto. Como referem Bordenave e Pereira:
Os “projetos” são atividades que redundam na produção, pelos alunos, de um relatório final que sintetize dados originais (práticos ou teóricos), colhidos por eles, no decurso de experiências, inquéritos ou investigações. O projeto deve visar à solução de um problema que serve de título ao projeto. (BORDENAVE;PEREIRA,1982 p. 233).

Refletindo sobre isso ficou claro que com o trabalho com os projetos de aprendizagem foi e é importante, para fazer com que alunos se engajem num propósito de não só obter respostas, mas também de ir a busca delas.
Com o tema escolhido, foi importante a reflexão sobre o passado e como isso n ajuda compreender as muitas crises ambientais que se criou no presente. Não podemos desconsiderar o fato que a educação ambiental tem dimensões esquecidas hoje em dia. A extinção tem um impacto ambiental enorme e o termo propõe uma atenção, pois o mesmo parece esquecido no mundo atualmente. A educação inovadora ajuda contribuindo na formação de sujeitos, na construção de um modelo de sociedade principal responsável pela degradação ambiental que hoje vivemos. Pois ao matar e poluir retira o valor da natureza, transformando-a em moeda de troca.
Conhecer a história e sua evolução é um passo para evoluirmos e preservar o que ainda existe.

Fonte: a autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário