quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Releitura 17


O BRINCAR COM INOVAÇÃO


       A criança se comunica a partir do momento que concilia o desenvolvimento da linguagem, falada com o processo cognitivo, é quando ela sabe o significado das palavras que ela aprende ouve e expressa passando a formar conceitos como: o eu, outro e o meio.
      Na brincadeira a criança adquire estímulos e oportunidades que alimentam seu impulso natural de curiosidade, os diversos recursos ajudam no processo de desenvolvimento a interação se faz importante nessa faixa etária. Muitas habilidades são desenvolvidas nesse simples processo como por exemplo: resolver situações no dia/dia, proporcionar autoconfiança e independência etc.
      O processo de aprender se dá muito pela curiosidade que da criança que a impulsiona a querer descobrir respostas, ela facilita o aprendizado. Logo pode-se inovar também nas brincadeiras e Elinor Goldschmied famosa educadora britânica, criou o brincar heurístico, que nada mais é que uma abordagem para aprendizagem, pois as crianças têm um desejo natural de conhecerem o mundo em que vivem e seus elementos através da ação direta sobre eles.
      A etimologia da palavra “heurístico” é grega e deriva de “eurisko”, brasileiramente “heureca” termo usado quando se chega a compreensão de algo. Nas brincadeiras se propõe a exploração de diferentes tipos de objetos e o que acontece quando as crianças combinam um elemento como outro. Que hipóteses criam, seu raciocínio e o que a imaginação lhes proporciona.
      Nessa brincadeira o adulto tem um papel muito importante pois precisa organizar os espaços, tornar o ambiente convidativo para a exploração dos objetos oferecidos e apoiar os alunos em suas próprias descobertas, não interferindo muito. O ambiente deve ser agradável, sem muitos estímulos visuais e deve-se respeitar o ritmo de cada criança, concentrando-se durante a atividade de descobertas dos materiais não-estruturados que serão oferecidos no momento.
       É importante também considerar a natureza dos elementos oferecidos, deve-se evitar o plástico e selecionar materiais de propriedades diversas essencialmente os naturais.

fonte: a autora

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