quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Releitura 20


As construção da linguagem gráfico-plástica das crianças


    Tendo como referência as leituras e vídeos das aulas de artes,  a atividade faça uma “leitura” das produções infantis, a partir desse olhar, foi a que mais me chamou atenção pois pedia para  fazer registros das produções, trazer  comentários das crianças e construir um relato VIVO dessa experiência.
 
     No momento dessa atividade eu estava com outra turminha, fui designada ao berçário e é difícil pensar em algo que se possa fazer com os mesmos, sendo que a compreensão deles ainda está em construção. Porém tive experiências com outras turmas e deixo o registro da época que fiz com minha turminha de estágio com alunos de maternal 2.
     Estudávamos sobre os dinossauros e seus fósseis e a aula foi pensada para os alunos terem uma noção da dimensão desses animais extintos. Foi introduzido o termo extinção em uma conversa e a partir dos questionamentos dos alunos foi-lhes apresentado um livro de dinossauros, que mostrava a anatomia, esqueleto e o mesmo em sua forma normal.
    Descrevi três momentos que considerei importantes da aula. 
     Primeiro momento: Recolhemos pela escola rolinhos de papel higiênico que ficam guardados na sala dos materiais recicláveis, após os colorimos de branco. Em uma folha de papel pardo foi desenhado por mim o esqueleto do mesmo só com linhas, para os alunos se guiarem na hora em que fossem colar os ossos.
     Segundo momento: Colagem e a ajuda aos alunos na percepção da imagem para que consigam preencher os espaços devidamente.
    Terceiro momento: Exposição na escola com o cartaz dos alunos.
     Os alunos adoraram a proposta das atividades e ficaram orgulhosos do que fizeram, foi um dia para ficar na memória. Nunca em toda minha vida poderia imaginar que meu gosto e dos alunos iriam dar uma fusão maravilhosa. Foi ótimo trabalhar com eles esse "hobby" meu!



Alguns comentários dos alunos:

“ Os ossos do T-Rex são duros como os dentes dele profe.”
“Ele é um cadáver agora, existe só na tv.”
“ O rabo dele é muito forte.”

Fonte: a autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário