quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Releitura 19 sobre o estágio 2018



Sobre os espaços modificados

     Durante muito tempo os espaços físicos não tinham tanta importância como agora no desenvolvimento do aluno, com a implementação da base hoje eles se fazem necessários pois ajudam no desenvolvimento de cada etapa. Os espaços permitem o protagonismo da criança de uma maneira que as mesmas sejam mais interacionistas, tendo mais oportunidade de exploração e estimulação das próprias curiosidades.
     Cada espaço modificado oferece um jeito novo para aprender, inovação é um meio de transformação e os alunos se tornam seres pensantes e criadores. O gosto em se aprender deve ser estimulado nas primeiras etapas, para que se tenha uma continuação prazerosa nas outras seguintes. Essa nova maneira diferente de proporcionar conhecimento experiencial nos alunos instiga e desperta, provocando o protagonismo infantil. A partir dos espaços modificados se estimula a participação dos alunos, isso tudo gera uma movimentação por parte dos mesmos, tanto em ideias como em experiências. As informações que os mesmos buscam ajuda a construir hipóteses que em conjunto uns com os outros pesquisam para obter respostas.
      O conhecimento só adquiri significado vinculados a realidade existencial de cada aluno e os espaços modificados juntamente com as práticas pedagógicas proporcionaram isso. Para tal entendimento se faz necessário também a organização do professor e seu olhar diferenciado para proporcionar um ambiente inovador e convidativo.
       A inovação dos espaços permite trabalhar as competências dos alunos de uma forma mais abrangente, deixando-os à vontade para se expressarem sem medos. O contato com diferentes ambientes e objetos promove a busca por conhecimento. A reação é de uma turma mais disposta, engajada na busca de um propósito: aprender.
     Força de vontade para estudar/aprender é o que se pode perceber nessas mudanças, apesar de pequenos, são aprendizes voltados para uma verdadeira causa o de se tornarem seres conscientes de sua trajetória no mundo, ativos, críticos, reflexivos e altamente participativos.

Fonte:a autora


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