Sobre os espaços modificados
Durante muito tempo os
espaços físicos não tinham tanta importância como agora no desenvolvimento do
aluno, com a implementação da base hoje eles se fazem necessários pois ajudam
no desenvolvimento de cada etapa. Os espaços permitem o protagonismo da criança
de uma maneira que as mesmas sejam mais interacionistas, tendo mais
oportunidade de exploração e estimulação das próprias curiosidades.
Cada espaço modificado oferece um jeito
novo para aprender, inovação é um meio de transformação e os alunos se tornam
seres pensantes e criadores. O gosto em se aprender deve ser estimulado nas
primeiras etapas, para que se tenha uma continuação prazerosa nas outras
seguintes. Essa nova maneira diferente de proporcionar conhecimento
experiencial nos alunos instiga e desperta, provocando o protagonismo infantil.
A partir dos espaços modificados se estimula a participação dos alunos, isso
tudo gera uma movimentação por parte dos mesmos, tanto em ideias como em experiências.
As informações que os mesmos buscam ajuda a construir hipóteses que em conjunto
uns com os outros pesquisam para obter respostas.
O
conhecimento só adquiri significado vinculados a realidade existencial de cada
aluno e os espaços modificados juntamente com as práticas pedagógicas proporcionaram
isso. Para tal entendimento se faz necessário também a organização do professor
e seu olhar diferenciado para proporcionar um ambiente inovador e convidativo.
A inovação dos espaços permite trabalhar
as competências dos alunos de uma forma mais abrangente, deixando-os à vontade
para se expressarem sem medos. O contato com diferentes ambientes e objetos promove
a busca por conhecimento. A reação é de uma turma mais disposta, engajada na
busca de um propósito: aprender.
Força de vontade para estudar/aprender é o
que se pode perceber nessas mudanças, apesar de pequenos, são aprendizes voltados
para uma verdadeira causa o de se tornarem seres conscientes de sua trajetória
no mundo, ativos, críticos, reflexivos e altamente participativos.
Fonte:a autora
Fonte:a autora
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