Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem
não é intelectual. Em dado momento pensamento e linguagem até então, são
processos distintos, se interligam. As palavras são descobertas e seus
significados compreendidos. O pensamento se torna verbal e a linguagem racional,
viabilizando assim o “intercâmbio social”.
Lev Vygotsky trabalhava em cima de três pilares:
1°Funções psicológicas possuem um suporte biológico a
partir das atividades cerebrais.
2°Funcionamento psicológico desenvolve a partir das
relações entre o indivíduo e o meio externo.
3°Relação entre homem e mundo-mediada por símbolos. Exemplo:
Linguagem onde a criança tem uma apreensão maior e melhor da realidade, assim
como na fala; leitura e escrita.
No pensamento elementar a criança é conduzida as
ações, o nível de heteronomia está em alta, diferente do pensamento superior onde
o comportamento é intencional sendo está a capacidade de a criança se auto
direcionar sozinha.
Vygotsky criou um componente chamado Zona de Desenvolvimento
Proximal, ao qual acreditava que o meio mediado por outro, dá ao indivíduo a
experiência de aprendizagem.
A-----------------------------------B
ZDP- zona de desenvolvimento potencial, que é o que ela pode vir a
fazer.
A frase: “O que a criança é capaz de fazer hoje com a
ajuda de um adulto, ela saberá fazer futuramente sozinha. ”
Essa frase explica bem a zona proximal ao qual Vygotsky fala e essa é a maior dificuldade do professor hoje em dia também, fazer dar
certo essa zona proximal com os alunos porque se ela não existe, o aluno não
aprende, não se interessa pelas aulas.
Para Jean Piaget aprendizagem se dava por etapas e o
cognitivo precedia o linguístico Ele acreditava que a criança tinha que se
desenvolver completamente, interagindo com o meio e o objeto.
As etapas ao qual eram consideradas importantes por
Piaget para aquisição da linguagem eram:
-Sensório Motor
-Pré Operatório
-Pré Operatório Concreto
-Pré Operatório Formal
O biólogo acreditava que a lógica de funcionamento
mental da criança difere (qualitativamente) do funcionamento do adulto, por
isso investigou como a lógica infantil amadurece se transformando em lógica do
adulto.
Para Piaget se tem um único processo de aprendizagem,
para Vygotsky a inteligência é necessária para aprendizagem.
Com base em todos esses estudos, é correto afirmar que
existem vários processos que podem estimular a inteligência e levar a
aprendizagem.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário