segunda-feira, 21 de maio de 2018

Aquisição da Linguagem teorias de Lev Vygotsky e Jean Piaget



Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Em dado momento pensamento e linguagem até então, são processos distintos, se interligam. As palavras são descobertas e seus significados compreendidos. O pensamento se torna verbal e a linguagem racional, viabilizando assim o “intercâmbio social”.
Lev Vygotsky trabalhava em cima de três pilares:
1°Funções psicológicas possuem um suporte biológico a partir das atividades cerebrais.
2°Funcionamento psicológico desenvolve a partir das relações entre o indivíduo e o meio externo.
3°Relação entre homem e mundo-mediada por símbolos. Exemplo: Linguagem onde a criança tem uma apreensão maior e melhor da realidade, assim como na fala; leitura e escrita.
No pensamento elementar a criança é conduzida as ações, o nível de heteronomia está em alta, diferente do pensamento superior onde o comportamento é intencional sendo está a capacidade de a criança se auto direcionar sozinha.
Vygotsky criou um componente chamado Zona de Desenvolvimento Proximal, ao qual acreditava que o meio mediado por outro, dá ao indivíduo a experiência de aprendizagem.
   
A-----------------------------------B
    
Criança           ZDP                  Adulto
                          
                         ZDR- zona de desenvolvimento real, que é a capacidade do que a                                criança sabe no momento.
                           
                        ZDP- zona de desenvolvimento potencial, que é o que ela pode vir a fazer.



A frase: “O que a criança é capaz de fazer hoje com a ajuda de um adulto, ela saberá fazer futuramente sozinha. ”
Essa frase explica bem a zona proximal ao qual Vygotsky fala e essa é a maior dificuldade do professor hoje em dia também, fazer dar certo essa zona proximal com os alunos porque se ela não existe, o aluno não aprende, não se interessa pelas aulas.
Para Jean Piaget aprendizagem se dava por etapas e o cognitivo precedia o linguístico Ele acreditava que a criança tinha que se desenvolver completamente, interagindo com o meio e o objeto.
As etapas ao qual eram consideradas importantes por Piaget para aquisição da linguagem eram:
-Sensório Motor
-Pré Operatório
-Pré Operatório Concreto
-Pré Operatório Formal
O biólogo acreditava que a lógica de funcionamento mental da criança difere (qualitativamente) do funcionamento do adulto, por isso investigou como a lógica infantil amadurece se transformando em lógica do adulto.
Para Piaget se tem um único processo de aprendizagem, para Vygotsky a inteligência é necessária para aprendizagem.
Com base em todos esses estudos, é correto afirmar que existem vários processos que podem estimular a inteligência e levar a aprendizagem.


Referências





Nenhum comentário:

Postar um comentário