domingo, 6 de maio de 2018

Sobre a tendência da Nova Escola


Ao contrário da tendência tradicionalista de ensino, a escola nova prega e coloca o professor como facilitador da aprendizagem, como um orientador. Portanto, retira o professor do papel de destaque na relação ensino-aprendizagem e põe o aluno no centro.
O aluno, dessa forma, passa a ser visto como um sujeito ativo. Ele construirá seu conhecimento por meio da orientação do professor. Todos os atos da relação, desenvolvida entre professor e aluno, são pensados e realizados a partir da posição de destaque ocupada pelo aluno.
Os objetivos educacionais indicados pelo professor são traçados a partir do desenvolvimento psicológicos dos alunos, respeitando a evolução do processo ensino-aprendizagem pelo qual o mesmo está passando.
Dessa forma, com o respeito atribuído à evolução do desenvolvimento do aluno, ele auxiliará a eleger os conteúdos a serem orientados pelo professor. Pode-se dizer que o interesse dos alunos está diretamente ligado à seleção do conteúdo, isto é, como são os alunos que escolhem os conteúdos o interesse é maior.



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