Ao contrário da tendência tradicionalista de ensino, a escola nova prega e coloca o professor como facilitador da aprendizagem,
como um orientador. Portanto, retira o professor do papel de destaque na
relação ensino-aprendizagem e põe o aluno no centro.
O aluno, dessa forma, passa a ser visto como um
sujeito ativo. Ele construirá seu conhecimento por meio da orientação do
professor. Todos os atos da relação, desenvolvida entre professor e aluno, são
pensados e realizados a partir da posição de destaque ocupada pelo aluno.
Os objetivos educacionais indicados pelo professor são
traçados a partir do desenvolvimento psicológicos dos alunos, respeitando a
evolução do processo ensino-aprendizagem pelo qual o mesmo está passando.
Dessa forma, com o respeito atribuído à evolução do
desenvolvimento do aluno, ele auxiliará a eleger os conteúdos a serem
orientados pelo professor. Pode-se dizer que o interesse dos alunos está
diretamente ligado à seleção do conteúdo, isto é, como são os alunos que
escolhem os conteúdos o interesse é maior.
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